• Início
  • UFC
  • [VÍDEO] Conheça os materiais do cinturão do UFC

[VÍDEO] Conheça os materiais do cinturão do UFC

https://secure.gravatar.com/avatar/d30928aa4ea7f76ecb332d46d0469dc2?s=96&d=mm&r=g

Paulo Nascimento

07/02/2020

O objeto de maior desejo de qualquer atleta de MMA, é o tão sonhado cinturão. Ser o detentor do cinturão de uma divisão é o auge da carreira de um lutador. É a representação que enquanto ele ostentar aquele “troféu” ele será o maior nome da sua categoria na atualidade.

O desejo de alcançar o cinturão fica cada vez maior de acordo com a notoriedade de cada organização de artes marciais mistas. Para muitos, o maior evento de MMA do mundo é o UFC, que lançou recentemente, no início de 2019, o UFC Legacy Championship Belt, que substituiu o UFC Classic Championship Belt, usado desde
2001.

O UFC Legacy Championship Belt, quando anunciado, provocou estranheza por uns, que preferiam a antiga versão. Mas é fato que esta cinta veio para ficar e para marcar uma nova era dentro das Artes Marciais.

O primeiro lutador a receber o novo cinturão foi o Henry Cejudo, após atropelar o TJ Dillashaw. Viu então, em sua cintura, o cinturão que tem vários significados e muito valor.

A final de contas, quais os materiais e os significados encontrados nesse cinturão? O Tudo Sobre MMA responde.
Vídeo detalhando os materiais do cinturão

Segundo informações divulgadas pela própria organização, o novo cinturão é customizado de acordo com cada campeão e com cada categoria. Todo cinturão tem um número de série e a assinatura do Presidente Dana White cravada, para atestar a sua autenticidade.

Além disso, suas medidas são 1 metro e 27 centímetros de comprimento e 30 centímetros de altura, trabalhado com a tira de couro legítimo. No seu centro tem um octógono em alto relevo feito de ouro altamente polido com a logo do UFC em destaque, e ainda inclui um octógono e alguns quadrados. Nesse octógono há 25 linhas, que representam os anos de existência do Ultimate até 2018 e nos quadrados há 8 linhas que representam o número de lados do octógono. Também pode-se observar oito bandeiras, elas representam as nacionalidades dois oito primeiros campeões do UFC.

Dentro do octógono central, ainda tem 25 pedras, que também representam os anos de existência da organização.
Abaixo do nome “Champion”, há cravado no cinturão em números romanos MCMXCIII (1993) , que é o ano de criação do UFC.

Nas duas laterais, também há octógonos em alto relevo, ambos de ouro e com a logo do UFC. No octógono da esquerda ainda constará o nome, categoria e país do atual campeão, sendo rodeada de 8 pedras, que terá uma pedra vermelha para cada vitória como campeão. Enquanto no Octógono da direita está a logo de campeão também rodeada de 8 pedras, onde se dará continuidade a contagem de vitórias como campeão, caso preencha todas as pedras do outro octógono.

Por último, cabe ainda destacas os botões localizados após os octógonos das laterais. Eles são dourados e todos possuem a logo do UFC.

Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images